Calendário de Eventos

segunda-feira, 4 de junho de 2012

18 de Maio 2012


                                                                
18 de Maio - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO
E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E 
ADOLESCENTES


O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.  Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.  Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.  

Ao longo do desenvolvimento do trabalho do Programa Aquarela no Município de São José dos Campos, buscamos sempre mobilizar a rede proteção, fomentando a reflexão do tema junto aos usuários dos diversos serviços, profissionais e população em geral a fim de informar e sensibilizar sobre o fenômeno do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, com ênfase na proteção e prevenção.

O evento deste ano tem como tema a “Cultura de Paz e Valores de Convivência.” e reconhece este caminho como uma estratégia promissora de transformação da sociedade e geração de novas práticas de promoção  da infância e juventude. Para o desenvolvimento dos trabalhos contaremos com os  profissionais:

Lourdes Alves de Souza  
É Psicóloga, Pós-graduada em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Senac. É especialista em Desenvolvimento Local pelo Programa Delnet da Organização Internacional do Trabalho - OIT e multiplicadora da metodologia DLIS – Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável.
Compõe a equipe de Desenvolvimento Social do Senac São Paulo no desenvolvimento de Metodologias de Desenvolvimento Social e capacitação de docentes. É multiplicadora das Metodologias de Diálogo e Círculos de Cultura de Paz e Representa o Senac-SP no Conselho Parlamentar de Cultura de Paz.
 
É docente em Cursos Especiais na Associação Palas Athena.
É membro da Escola de Redes http://escoladeredes.ning.com/
É voluntária na Associação Presença América Latina e membro diretor do Instituto Ninhos. Diretora fundadora da Consultoria Digital Local, especializada em fomento de Desenvolvimento Comunitário.

Fernando Feital
Professor Especialista e Coordenador do SENAC - SJC
Local: Auditório do SENAC. Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial
Dia: 18/05
Horário: 8h às 12h
Público Alvo: profissionais da rede de proteção
Inscrições gratuitas no local



O Programa Aquarela – Fundhas  é responsável pelo atendimento de crianças, adolescentes e famílias em situação de violência doméstica e exploração sexual no município de São José dos Campos. Neste sentido tem participado efetivamente das campanhas Nacionais, direcionadas ao tema com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e articular a Sociedade Civil e Poder Público para a proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.